Imprimir conteúdo  imprimir   
Enviar página por email  enviar   

Castelo de Vide - Albufeira de Póvoa e Meadas vai oferecer novas valências turísticas

Percursos históricos e ambientais, espaços para observação de avifauna e uma área de serviço para auto-caravanas, são algumas das ofertas que a albufeira de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, vai disponibilizar aos turistas.

Café Portugal | quarta-feira, 7 de Março de 2012

Para o vice-presidente do município, António Pita, o projecto de qualificação da albufeira tem como objectivo «dar resposta a um segmento de mercado cada vez mais emergente na região».

Com inauguração marcada para o dia 18 de Março, a área de serviço para auto-caravanas tem capacidade para acolher duas dezenas de caravanas e, num outro espaço contíguo, mais duas para manutenção.

«É uma área de serviço que não permite uma estadia prolongada, uma vez que está a ser desenvolvido em Castelo de Vide um projecto de cariz privado que vai dar resposta a esse segmento», adiantou.

De acordo com o autarca de Castelo de Vide, o projecto vai permitir ao município «disciplinar» a zona da barragem, do ponto de vista ambiental, uma vez que a limpeza das auto-caravanas era, na maioria das vezes, feita «junto à beira da albufeira».

Com um investimento de cerca de «200 mil euros», o projecto foi financiado em «85 %» pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha.

Inserido no mesmo projecto de qualificação da Barragem de Póvoa e Meadas, que abastece uma grande parte dos concelhos do distrito de Portalegre, através da empresa Águas do Norte Alentejano (AdNA), vão surgir também a partir do dia 18 vários percursos históricos e ambientais na margem esquerda da albufeira.

«Estes percursos pretendem valorizar do ponto de vista turístico a barragem. Os percursos podem ser feitos a pé, de bicicleta ou de carro», explicou.

«Além do património cultural, os turistas vão ter vários pontos de observação da avifauna, uma vez que a barragem é riquíssima nessa área», adiantou.

A autarquia espera também, a «curto prazo», regular a actividade piscatória na albufeira com a «criação de espaços demarcados» para a prática da pesca desportiva, proibindo, desta forma, a actividade em todos os pontos da barragem.

Outra das iniciativas que a Câmara Municipal de Castelo de Vide pretende desenvolver passa pelo ordenamento e criação de «espaços demarcados» para a prática de desportos náuticos.

«Vamos já este verão ter espaços perfeitamente demarcados, o que eu acho, de certa forma, vem responder à qualificação da barragem, criando aqui um espelho de água que poderá potenciar o turismo», confessou.

António Pita revelou ainda que poderá surgir nas imediações da barragem um «grande projecto» que passa pela realização de «festivais de música étnica e do mundo», uma iniciativa que deverá ser desenvolvida por uma associação e que, caso se concretize, poderá transformar-se numa grande «ferramenta de desenvolvimento» para a região.
 

  
Comentários Comentários (0)
Não existem comentários
Newsletter 
Fique mais próximo do Café Portugal
nome:
email: